Observatório de Investimentos de Angola ePortugal abordado pelos Secretários de Estado para Economia dos dois países

Cooperação Económica
Saturday, 30 de September de 2023, às 22h58
Observatório de Investimentos de Angola ePortugal abordado pelos Secretários de Estado para Economia dos dois países

O Secretário de Estado para a Economia, Ivan Marques dos Santos, recebeu hoje em audiência o seu homólogo português, João Neves.

 

Na agenda esteve o reforço da cooperação institucional para ampliar a dinâmica das relações comerciais e empresarias entre os dois países. Segundo o Secretário de Estado, Angola está apostada na diversificação da economia, no qual o agronegócio ocupa um lugar de destaque com o PLANAGRÃO, mas também tem o PLANAPESCA e PLANAPECUÁRIA, três áreas que vão dar mais força ao sector produtivo nacional e que precisam da experiência e participação do sector empresarial de Portugal.


Ivan Marques dos Santos destacou o novo paradigma do Executivo, do Presidente João Lourenço, que tem como principal âncora o sector não petrolífero, para garantir um crescimento económico sustentável e menos sujeito a volatilidade do preço do petróleo nos mercados Internacionais. 


“Angola vive um processo de diversificação da economia, e para tal o sector não petrolífero é a grande aposta tendo como principal motor o agronegócio. Portugal tem sido nosso parceiro nesse processo, com a qualificação do capital humano através do Projecto Envolver que capacita, os formadores e os quadros do INAPEM, empresários, jovens empreendedores e mulheres da zona rural , para que estes conheçam os processos bancários e a banca, para que estes dominem mais os projectos agrícolas, e encontram outras formas de aumentar o acesso ao financiamento. Mas queremos mais, queremos também que a produção agropecuária de Angola tenha acesso à Europa através de Portugal” destacou o governante angolano.


Por turno, Portugal reafirma o seu posicionamento em relação à Angola, como seu principal parceiro comercial fora da Europa. 


“Angola é o 3.º maior parceiro de Portugal fora da União Europeia, mas é possível fazer mais, por exemplo, no domínio da acreditação e certificação da qualidade de produtos ” afirmou o Secretário para a Economia, João Neves, que aponta igualmente a dinamização de parcerias para o fomento do sector dos têxteis, vestuário e calçados, como áreas de cooperação a explorar, quer a nível da capacitação dos industriais dos têxteis, mas também a nível do sector primário, nomeadamente, o da produção de algodão, tal como está a acontecer em Moçambique.


Ainda no domínio do Envolver, em parceria com o IAPMEI, congênere do INAPEM, Portugal pode ajudar o MEP, através do INAPEM, a desenhar linhas de Microcrédito para financiar as micro-empresas que operam no mercado nacional. 


João Neves realçou, por outro lado, que é importante que seja operacionalizado o observatório de investimentos de Angola em Portugal e de Portugal em Angola, para “dar maior conforto” aos investidores dos dois países. 


No fim da reunião as partes concluíram que é necessário que seja feita uma primeira reunião dos secretários de Estado para Economia dos dois países no âmbito do observatório ocorra ainda este ano, em data a marcar, em Angola, e a segunda em Portugal, também em data a definir.


ver-mais