O Instituto Nacional de Apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas (INAPEM) fez nesta quinta-feira, dia 29 de Setembro, a entrega da primeira Licença do Serviço e o Certificado de Adesão ao Serviço “Feito em Angola” à empresa Rei dos Doces.
A entrega simbólica coube ao PCA do INAPEM, João Nkosi, em acto realizado nas instalações da fábrica “Rei dos Doces”, sita no município de Viana, em Luanda.
O certificado recentemente aprovado ocorreu após um processo de adesão da referida empresa, a mesma adquiriu o direito ao Selo “Feito em Angola” para 6 (seis) dos seus produtos de produção nacional.
Dedicada à produção de doces, como rebuçados diversos, sambapito e pastilhas, esta unidade industrial que emprega 50 funcionários, dos quais 15 mulheres, está apostada em aumentar a oferta de produção de 500 caixas de doces para 1000 caixas/dia, segundo afirmou Nileshkumar Vinubhai Mehta, Director Geral da empresa.
“Estamos felizes por sermos uma das primeiras empresas contempladas. Isso vai motivar-nos ainda mais e impactar positivamente as nossas vendas, já que agora temos o reconhecimento de uma instituição idónea do Estado, por isso vamos urgentemente aumentar os níveis de produção da nossa fábrica”, enfatizou.
Em declarações à imprensa no fim do certame, o PCA, João Nkosi, destacou que a referida unidade foi uma das primeiras a aderir ao serviço Feito em Angola.
“Estamos engajados na divulgação e promoção do selo reestruturado do serviço Feito em Angola, e para tal precisámos de envolver o empresariado nacional para que o processo de mobilização das empresas de produção nacional culmine na adesão das mesmas ao serviço. O testemunho da empresa Rei dos Doces confirma a simplificação do processo, sem qualquer burocracia e com um custos mais reduzido” sublinhou.
Segundo o responsável, até ao momento estão cadastradas no portal do Feito em Angola 17 empresas e cerca de 121 produtos. O gestor avançou ainda, que nos últimos 30 dias foram visitadas 17 empresas, das 120 que manifestaram o interesse em aderir ao serviço.
Participaram deste acto de entrega simbólica, o Administrador Executivo do INAPEM, Osvaldo Rasgado, Gisela Moreira, Chefe de Departamento de Fomento, Promoção e Capacitação Empresarial, Adelaide Bento, Técnica do mesmo departamento e Sandra Manuel, Técnica do Departamento de Administração e Serviços Gerais do INAPEM.
Recordar que, entre outros objectivos, o Serviço “Feito em Angola” visa fortalecer todo sector empresarial privado, comprometido com o aumento da produção nacional, promover os produtos com incorporação nacional superior a 30% e estimular a competitividade e promover a melhoria da qualidade dos produtos, potenciar as exportações dos produtos nacionais com o Selo "Feito em Angola" e outros.