Uma delegação do Banco Mundial encontra-se em Angola, de 17 a 26 de setembro, para liderar uma missão, com o objectivo de acelerar o desenvolvimento das cadeias de valor do agronegócio no País. A iniciativa visa impulsionar a criação de emprego, reduzir a dependência de importações alimentares e reforçar a segurança alimentar nacional.
Liderada pelo Gestor da Prática de Agricultura para a África Oriental e Austral, Elliot Mghenyi, a missão busca estabelecer um plano estratégico de investimentos e reformas em colaboração com o Governo de Angola. As discussões concentram-se particularmente no fortalecimento do Corredor do Lobito como eixo central para o crescimento do sector agrícola e na integração de Angola na iniciativa regional AgriConnect.
No decorrer da missão, os representantes do Banco Mundial esperam acordar com as autoridades angolanas metas concretas para geração de emprego e melhoria da segurança alimentar, além de identificar prioridades de investimento, reformas políticas e estratégias de cooperação com parceiros internacionais.
Como parte do encerramento dos trabalhos, realizou-se ontem, 25 de Setembro, uma reunião conjunta, nas instalações do MINPLAN entre a delegação do Banco Mundial, representantes do MINPLAN, liderada pelo Secretário de Estado para o Planeamento, Luís Epalanga e outras entidades governamentais.
Esta missão dá seguimento às discussões iniciadas em Julho de 2025 durante a visita do Director do Banco Mundial para Angola, Albert Zeufack, e sinaliza o compromisso contínuo da instituição com o desenvolvimento sustentável do agronegócio de Angola.