Angola e PAM Reforçam Parceria Estratégica com Foco na Segurança Alimentar Produção Agrícola e Desenvolvimento do Capital Humano

Cooperação para o Desenvolvimento
Wednesday, 10 de September de 2025, às 09h47
Angola e PAM Reforçam Parceria Estratégica com Foco na Segurança Alimentar Produção Agrícola e Desenvolvimento do Capital Humano

Angola e o Programa Alimentar Mundial (PAM) da Organização das Nações Unidas reforçaram a sua parceria estratégica com foco na segurança alimentar, produção agrícola familiar e desenvolvimento do capital humano. O compromisso foi consolidado durante a audiência que o Ministro do Planeamento, Victor Hugo Guilherme, concedeu no dia 09 de Setembro ao novo Chefe do Escritório do PAM em Angola, Espínola Luís Caribe, apresentada como momento de fortalecimento dos laços de cooperação entre as duas partes.


Durante o encontro, foram discutidas acções prioritárias alinhadas com os objectivos de desenvolvimento nacional, com destaque para a operacionalização do Programa Nacional de Alimentação Escolar, a dinamização da agricultura familiar e a mobilização de parcerias técnicas e financeiras com instituições multilaterais, como o Banco Mundial. O representante do PAM ressaltou o potencial agrícola do país e reafirmou o compromisso do PAM em apoiar o aumento da produção local e facilitar o acesso dos pequenos agricultores ao mercado.


Por sua vez, o Ministro do Planeamento destacou a importância de redirecionar parte da produção agrícola nacional para atender programas sociais estruturantes, como a alimentação escolar, contribuindo simultaneamente para o acesso ao mercado por parte dos pequenos agricultores, “Angola continua a importar alimentos num volume significativo, apesar do seu enorme potencial agrícola. Este é o momento de transformar esse potencial em realidade, com apoio técnico e institucional dos nossos parceiros estratégicos”, afirmou o Ministro.


O novo responsável do PAM reiterou o compromisso da organização com os esforços do Executivo angolano, além disso, foram discutidas intervenções em curso no sul do país nas regiões afectadas pela seca, com iniciativas que incluem apoio a agricultores, fornecimento de sementes melhoradas, reabilitação de sistemas de água e nutrição infantil.


O encontro reforçou ainda o apelo ao envolvimento do sector privado no apoio a programas sociais, por meio de parcerias no âmbito da responsabilidade social coorporativa, com enfoque no apoio a escolas e comunidades locais. “O papel do sector privado é fundamental. As empresas devem ser parte activa da transformação social nas comunidades onde operam”, disse Victor Hugo Guilherme.


O novo representante do PAM agradeceu a recepção e reiterou o compromisso da sua instituição em continuar a trabalhar lado a lado com o Governo de Angola.



ver-mais