SEIP defende papel estratégico da banca no desenvolvimento económico de Angola

Planeamento
Monday, 4 de August de 2025, às 20h43
SEIP defende papel estratégico da banca no desenvolvimento económico de Angola

O Secretário de Estado para o Investimento Público, Ivan Marques, destacou que o sistema financeiro nacional, além de garantir a intermediação entre poupança e investimento, possui o potencial de transformar o tecido económico de Angola e impulsionar a produção nacional. A afirmação foi feita esta Terça-feira, 1 de Julho, durante o encerramento da III Conferência sobre Sustentabilidade na Banca, organizada pela Associação Angolana de Bancos (ABANC), sob o lema “Financiamento Sustentável e a Importância de uma Taxonomia Climática e Social para Angola”.


Na sua intervenção, Ivan Marques realçou que o sistema financeiro deve ser encarado como uma alavanca para o empreendedorismo, para o alargamento da inclusão financeira e para a criação de oportunidades concretas de prosperidade para milhões de angolanos. “Este instrumento tem o poder de reforçar a confiança dos investidores, promover a transparência, mitigar riscos e facilitar o acesso a financiamento verde e social, alinhando Angola com as boas práticas internacionais e com os compromissos assumidos no âmbito dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável e da Agenda 2063 da União Africana”, afirmou.


O Secretário de Estado reiterou, igualmente, o compromisso do Executivo em apoiar o processo de modernização e fortalecimento do sistema bancário nacional, tornando-o cada vez mais alinhado às grandes transformações da economia global. “A Banca é e continuará a ser um dos principais motores do nosso desenvolvimento. Por isso, o Governo está a trabalhar com determinação na criação de um ambiente institucional mais favorável à actividade bancária, através de reformas que abrangem desde o ambiente de negócios até ao sistema judicial, promovendo maior segurança jurídica e previsibilidade”, sublinhou.


A conferência reuniu líderes do sector financeiro, representantes de instituições bancárias, organismos internacionais, reguladores, empresários, directores de departamentos ministeriais e membros da sociedade civil. Ao longo do evento, foram debatidos temas como mudanças climáticas, financiamento sustentável, políticas públicas e o papel da cooperação internacional no desenvolvimento sustentável de Angola.


O Director Nacional para o Investimento Público, Laércio Cândido, participou do painel intitulado “A importância das Políticas Públicas e a Cooperação Internacional para o Desenvolvimento Sustentável de Angola”, onde foram partilhadas perspectivas e soluções para a promoção de uma economia mais resiliente e inclusiva.


ver-mais