Trata-se da fazenda “Quizenga Lutete”, localizada no município de Cacusso, Província de Malanje. O projecto agrícola vocacionado para a produção e transformação de cereais e leguminosas, é um dos empreendimentos administrados pela Gesterra numa área cultivável de 5.300 hectares.
O projecto recebeu, esta segunda-feira, 12 de Setembro, uma visita Governamental liderada pelos Ministros da Economia e Planeamento, Mário Caetano João, e Agricultura e Pescas, Francisco Assis. Fizeram ainda parte da comitiva governamental a representante da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) em Angola, Gherda Barreto, o PCA do INAPEM, João Nkosi, o director do Gabinete para a Política de População do MEP, Celso Borja, e altos responsáveis dos dois departamentos ministeriais.
A visita inseriu-se no quadro das políticas de acompanhamento aos projectos de desenvolvimento agrícola que visam alavancar a economia nacional e fomentar à produção interna, no âmbito do combate à fome e a pobreza.
Recordar que, num futuro próximo, o Executivo Angolano cogita replicar a cadeia de distribuição de produtos produzidos por agentes produtores independentes ou associados em cooperativa, em todo País, tendo como prioridade o fomento da produção agrícola.
Delegação Ministerial interage com Cooperativa agrícola juvenil
Em Malanje, a delegação governamental inteirou-se do funcionamento da “Cooperativa Produtores do Quizenga”, uma cooperativa que congrega 48 membros, 6 dos quais mulheres.
Esta cooperativa explora zonas de cultivos e vende a produção à fazenda Quizenga Lutete, que por sua vez operacionaliza esta distribuição aos grandes mercados de consumo, dentro e fora da Província de Malanje.
Durante a visita, o Ministro Mário Caetano João, orientou, o INAPEM, a adoptar os mecanismos logísticos e técnicos conduzentes a realização de uma acção formativa intensiva em matéria de gestão e administração empresarial para que os jovens integrantes da cooperativa possam dominar melhor as ferramentas do negócio.