Grau de implementação do Programa Estratégico de Cooperação Portugal – Angola (PEC 2023-2027) esteve sob avaliação técnica levada a cabo por Secretários de Estado dos dois países, no quadro da preparação da IV.ª Comissão Mista Portal-Angola que decorreu em Lisboa, de 17 a 19 do mês em curso.
A delegação angolana chefeada pelo Secretário de Estado para Cooperação Internacional e Comunidade Angolanas, Domingos Vieira Lopes, e integrou os Secretários de Estado, para o Investimento Público, Ivan Marques dos Santos, das Finanças e Tesouro, Otoniel dos Santos, para o Trabalho e Segurança Social, Pedro Filipe, bem como o Secretário de Estado para o Interior, José Paulino da Silva.
As reuniões serviram também para definir mecanismos para a execução eficiente de acções projectos e programas previstos estabelecidos no PEC.
Durante as reuniões bilaterais, o Secretário de Estado para Investimento Público, manteve econtros de trabalho com os seus homólogos portugueses da Economia e do Mar, Jão Rui e do Turismo, Pedro Machado, do Tesouro e das Finanças, João Alexandre Lopes, com quem abordou as relações de cooperção entre Angola e Portugal, especialmente no domínio da dinamização das parcerias público-privadas (PPP).
As partes abordaram igualmente, novas áreas de cooperação, sobretudo, na qualificação do capital humano, assistência técnica e institucional e no estabelecimento de parcerias e trocas de experiências com a Unidade Técnica de Acompanhamento de Projectos (UTAP).