Governo Angolano e Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) refrescam parceria de apoio às políticas e iniciativas de desenvolvimento de Angola

Cooperação Internacional para o Desenvolvimento
Monday, 24 de June de 2024, às 18h40
Governo Angolano e Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) refrescam parceria de apoio às políticas e iniciativas de desenvolvimento de Angola

O Ministro do Planeamento e Governador do Banco Africano para o Desenvolvimento (BAD), por Angola, Víctor Hugo Guilherme, reúne-se, nesta terça-feira, 25, com a Vice-Presidente desta organização financeira multinacional, Marie-Laure Olugbade, que cumpre uma missão de serviço no nosso País de 24 a 28 de Junho do ano em curso.


O encontro de trabalho tem por objectivo dar continuidade ao diálogo iniciado entre o Governo de Angola e a Administração do BAD durante as Reuniões Anuais desta instituição, ocorridas em Nairobi, Quénia, de 27 a 31 de Maio de 2024, sobre a parceria de apoio do BAD, relativamente às políticas e iniciativas de desenvolvimento do País. 


A reunião vai ter lugar as 8 horas, no 10.º andar do Edifício CIF Luanda ONE, sede do Ministério do Planeamento, e dela vão participar igualmente, Gassia Assadoorian, Oficial Chefe de Programas para Países de Rendimento Médio, bem como Pietro Toigo, Representante Residente do BAD para Angola e São Tomé e Príncipe.


O programa desta missão do BAfD integra entre outras actividades, reuniões com o Ministro de Estado para a Coordenação Económica, José de Lima Massano, com a Ministra das Finanças e Governadora Alternate do BAD, Vera Daves de Sousa, com o Ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, Ministro da Agricultura e Florestas, Francisco de Assis, entre outras entidades governamentais.


Durante a visita, na quinta-feira, 27, a Vice-Presidente vai participar do acto de lançamento do Plano Estratégico do País e da celebração dos 60 anos de existência do BAD. 


De recordar que o Banco Africano de Desenvolvimento tem uma carteira de 12 projectos em Angola, nos sectores das pescas, agricultura, ambiente, finanças, social, energia, águas e saneamento.


Recentemente, o BAD manifestou abertura para o financiamento de projectos que promovam a mobilidade e integração regional através de estradas, ferrovias e energia.


ver-mais