O Ministro do Planeamento, Victor Hugo Guilherme, recebeu nesta terça-feira, 20, em audiência de cortesia, responsáveis da Coca-Cola e da Refriango.
Durante o encontro foram abordados vários temas sobre as perspectivas de desenvolvimento nacional, entre eles, a actuação conjunta do sector publico e do sector privado para melhorar as condições de vida das populações.
O Ministro encorajou as duas empresas a continuarem os seus projectos de produção, responsabilidade social e promoção de iniciativas de proteção ambiental.
Victor Hugo Guilherme manifestou-se a sua satisfação pelo pedido de audiência, pelo facto permitir uma maior interacção entre o governo e o sector privado, uma vez que o “Executivo está a trabalhar para que o sector privado tenha mais condições de gerar emprego e renda”.
O Ministro recordou que no quadro da promoção da segurança alimentar a agricultura e a cadeia de valor do agronegócio, corredor do lobito, atração do investimento directo estrangeiro para sector do turismo são algumas das prioridades do País.
Outra prioridade é o capital humano, por isso incentivou a Coca-cola e a Refriago a promoverem mais acções de capacitação para os seus trabalhadores aprimorarem a sua produtividade.
A Refriango manifestou abertura para ampliar o seu projecto de formação de jovens para que estes possam ter maior capacidade de empregabilidade no sector da restauração. Trata-se do projecto lerning for life, que dá bolsas de estudo que pagam o transporte de casa para a escola e vice-versa.
O Ministro apelou, também, para mais partilha de informação entre o sector privado e o sector público a fim de permitir uma melhor canalização das acções de responsabilidade social e protecção ambiental.
A Refriango tem incorporada nas suas práticas a reutilização de materiais para produção garras plásticas e também tem patrocinado projectos que dão acesso à água potável à comunidades localizadas nas províncias de Benguela, Luanda e Bengo, assim como tem criado oportunidades de emprego para membros das comunidades vulneráveis.
Em representação da Coca-cola estiveram a Directora Senior dos Assuntos Públicos, Comunicação e Sustentabilidade para as Ilhas Ocidentais e África Central, Ayeshah Fauzee, o Director Sênior de Operações de Franquia para Angola, Anthony Kouakou, a Directora de Marketing em Angola, Paula Lima e a Refriango esteve representada pela Administradora para o Marketing, Tânia Jardim.
De recordar que a refriango é a empresa que em Angola engarrafa os produtos da Coca-Cola.