Capital humano principal catalisador para o desenvolvimento económico

Angola Economic Outlook
Friday, 10 de November de 2023, às 09h56
Capital humano principal catalisador para o desenvolvimento económico

Sob o lema “O capital como factor decisivo para o desenvolvimento”, a 2ª edição do Angola Economic Outlook, realizada esta Quarta-feira, 08 de Novembro de 2023, transmitiu um compromisso do Governo angolano em comunicar e estabelecer um diálogo aberto e constante com a sociedade para em conjunto encontrar opções que promovam uma diversificação económica inclusiva, resiliente e próspera. 


Durante o discurso de abertura, o Ministro da Economia e Planeamento, Mário Caetano João, ressaltou que o cenário económico de Angola foi discutido, com projecções de crescimento de 1, 3% pelo FMI em 2023 e uma perspectiva de crescimento de cerca de 3, 3% em 2024, principalmente movida pelo sector não petrolífero. 


Segundo Mário Caetano João, o Executivo aprovou e está a implementar medidas de estímulo à economia, que visam apoiar financeiramente o sector empresarial, nomeadamente na simplificação tributária, bem como na melhoria do ambiente de negócios. De acordo com o governante, o foco está em desbloquear o potencial económico angolano, especialmente no sector não petrolífero, que representa cerca de 75% da economia.


Mário Caetano João, realçou que a presente edição do Angola Economic Outlook 2023, abordou a importância do Capital Humano como um factor decisivo para o desenvolvimento do País. Segundo o Ministro, o Governo está empenhado em edificar o capital humano através da implementação da Estratégia de Longo Prazo Angola 2050, bem como do Plano de Desenvolvimento Nacional 2023-2027. 


Do ponto de vista estratégico, dois pilares de desenvolvimento foram identificados, nomeadamente, o desenvolvimento do capital humano e a segurança alimentar. O governante explicou que os projectos de investimento público estão condicionados a esses pilares e devem considerar o impacto sobre os domínios como a juventude, a igualdade de género, a sustentabilidade ambiental, o aumento da receita fiscal, o emprego e o apoio às comunidades vulneráveis.


O Ministro Mário Caetano João destacou que o Executivo está comprometido em manter um diálogo aberto e permanente com a sociedade sobre as opções políticas que impulsionem o desenvolvimento do capital humano e garantam maior produtividade em busca da segurança alimentar, bem como o bem-estar da população.


ver-mais