Segundo Fórum de Negócios Angola-União Europeia Fortalece Parcerias Económicas

Cooperação Económica
Tuesday, 31 de October de 2023, às 16h58
Segundo Fórum de Negócios Angola-União Europeia Fortalece Parcerias Económicas


Explorar oportunidades de investimento e reforçar as parcerias económicas entre Angola e a União Europeia é o objectivo do fórum de negócios Angola-União Europeia.

 

O Governo de Angola em parceria com a União Europeia está comprometida em destacar as vantagens de Angola como destino estratégico para o investimento estrangeiro e promover a diversificação económica do País.

 

O Director Nacional para Integração e Cooperação Económica Internacional, Jerónimo Pongolola, anunciou durante o briefing desta Terça-feira, 31 de Outubro, a realização do segundo Fórum de Negócios Angola-União Europeia, a decorrer no dia 17 de Novembro de 2023, numa unidade hoteleira, em Luanda.

 

Segundo o Director, o primeiro fórum, realizado em Bruxelas em março de 2022, marcou um avanço significativo no fortalecimento das relações comerciais e de investimento entre as duas partes. O Director, declarou que o evento faz parte da iniciativa Global Gateway da União Europeia e se concentra em sectores estratégicos, nomeadamente agricultura, digitalização, energia, infraestrutura e pescas.

 

De acordo com Jerónimo Pongolola, esta segunda edição do fórum é de grande importância para ambas as partes, uma vez que a União Europeia é um dos principais parceiros comerciais e de investimento de Angola e está empenhada em apoiar as iniciativas de diversificação da economia do País. Além disso, o evento vai proporcionar uma oportunidade única para empresas angolanas e europeias se conectarem, discutirem potenciais áreas de cooperação e explorarem oportunidades de investimento.

 

O programa do fórum inclui discussões sobre temas relevantes para o crescimento económico e desenvolvimento sustentável, além de sessões plenárias com apresentações de estratégias governamentais e empresariais. O evento também vai oferecer sessões específicas para sectores-chave, onde especialistas vão compartilhar insights sobre oportunidades de investimento. Uma plataforma online estará disponível para encontros virtuais, permitindo a exploração de mais oportunidades de negócios, disse.

 

O Encarregado de Negócios da União Europeia em Angola, Paulo Barroso, fez saber que, a realização do segundo Fórum de Negócios Angola-União Europeia, demonstra o compromisso de ambas as partes em fortalecer as relações económicas e impulsionar o desenvolvimento de Angola. Segundo o Encarregado um momento significativo vai marcar o evento, a assinatura do Acordo de Facilitação de Investimentos Sustentáveis (SIFA) entre a União Europeia e Angola. O acordo é o primeiro que vai ser assinado entre a União Europeia e um país a nível mundial.

 

Este aspecto é importante para as micro, pequenas e médias empresas simplificarem os procedimentos de autorização de investimentos e promover a facilitação, as interacções entre os investidores e a administração, estabelecer pontos focais e consultas às partes interessadas, declarou.

 

O Encarregado, destacou que até a presente data mais de 450 entidades já se inscreveram para participar no evento, o que ressalta interesse e a importância dessa iniciativa para a economia angolana.

 

O evento vai contar com a participação de membros do Governo de Angola, os Estados-Membros da União Europeia, o sector privado angolano e europeu, as agências de apoio às empresas, nomeadamente da Agência de Investimento Privado e de Promoção das Exportações de Angola, AIPEX e instituições financeiras internacionais interessadas em apoiar os investidores em Angola e na Europa, concluiu o Encarregado de Negócios da União Europeia em Angola, Paulo Barroso.



ver-mais