Mais de três dezenas empresas marcaram presença na 2ª edição do Fórum Empresarial Angola Global

Cooperação económica internacional
Tuesday, 3 de October de 2023, às 06h37
Mais de três dezenas empresas marcaram presença na 2ª edição do Fórum Empresarial Angola Global

O Ministro da Economia e Planeamento, Mário Caetano João valorizou o Fórum Empresarial Angola Global (Angola Global Business Forum), que juntou em Luanda, um total de 37 empresas, 27 das quais, nacionais e outras 10, dos Emirados Árabes Unidos, numa plataforma destinada a identificar em Angola, oportunidades de negócios e promover, entre ambos os países, o estabelecimento de parcerias empresariais. 


Discursando perante o evento, já no fim da sua realização, Mário Caetano João disse que  

o Angola Global Business Forum foi um marco significativo na promoção dos negócios entre os dois países. 


Durante os três dias de debates, palestras e encontros B2B, questões importantes da economia nacional, ligadas aos sectores mineiro, dos transportes, petróleo e gás, turismo e agronegócio, foram discutidas com muito interesse, sobretudo por representarem domínios estratégicos com grande capacidade para impulsionar o crescimento económico e a diversificação da economia. 


O Ministro da Economia e Planeamento fez votos de prosperidade nas relações bilaterais entre Angola e os Emirados Árabes Unidos, votos estes suportados pelo espírito constante crescimento dos volumes de negócios e investimentos inter partes. Mário Caetano João destacou ainda a importância com que o Executivo angolano encara, nessa parceria, o tema da diversificação das áreas de negócios, bem como a expansão da cooperação económica, devendo abranger, no seu entender, sectores como o agronegócio, o comércio, os transportes terrestre, ferroviário, marítimo e aéreo, a construção de infraestruturas, energia, turismo, telecomunicações, digitalização, indústrias farmacêutica, química e transformadora, bem como o sector imobiliário, entre outros.


Chamou a atenção dos homens de negócios presentes no fórum empresarial para a operacionalização da linha férrea do Corredor do Lobito, procurando, com isso, recomendar a identificação de oportunidades de fomento das cadeias de valor e o potencial das refinarias do Lobito, Soyo e Cabinda para impulsionar o comércio bilateral.


Exortou aos empresários no sentido de explorarem melhor as oportunidades de negócios oferecidas pelos dois países, numa altura em que, como garantiu, o Executivo vai manter-se fortemente empenhado perante o compromisso de melhorar o ambiente de negócios em Angola, sobretudo no domínio da simplificação dos procedimentos administrativos para a atração de mais investidores externos.


Fixando-se na linha da promoção dos negócios entre Angola e os Emirados Árabes Unidos, manifestou a expectativa de que as parcerias estabelecidas fortaleçam os laços económicos bilaterais e até chegou a desafiar os organizadores a prepararem a próxima edição do fórum nos Emirados Árabes Unidos, o que, no seu entender, poderá proporcionar aos empresários angolanos, a oportunidade de identificar novas potencialidades de negócios. 


O fórum, que decorreu nos dias 28, 29 e 30 de Setembro, juntou líderes governamentais, empresários nacionais, estrangeiros e entidades singulares. Em simultâneo, realizou-se uma feira com 10 empresas em exposição, cinco angolanas; quatro, dos Emirados Árabes Unidos e uma do Brasil.



ver-mais