AIPEX aponta a produção de proteína animal, medicamentos, equipamentos hospitalares e vacinas como prioridades para o investimento brasileiro em Angola

Cooperação Económica Internacional e Empresarial
Saturday, 30 de September de 2023, às 23h11
AIPEX aponta a produção de proteína animal, medicamentos, equipamentos hospitalares e vacinas como prioridades para o investimento brasileiro em Angola

 O presidente da Agência para o Investimento Privado e Promoção das Exportações, AIPEX, Lello Francisco, manifestou a sua confiança na parceira que agora se está a estabelecer com a ApexBrasil.

 

Lello Francisco que falava no acto de abertura do Fórum Económico Brasil/Angola, que decorreu nesta sexta-feira, 25, disse que o nosso país tem a oportunidade de colher e implementar a experiência brasileira, sobretudo no agronegócio.

 

“O Brasil é a maior economia da Amércia Latina, está entre as 15 maiores economia do mundo, 

 

O executivo angolano está comprometido com a a diversificação da economia, tem envidado esforços para criar as melhores condições possíveis para facilitar as actividades das empresas e dos investidores que escolhem operar no mercado nacional.

 

Lello Francisco apontou como exemplo as medidas de estimulo à economia, entre as quais destacou a facilidade da mobilidade dos países do G20 e CPLP, com a supressão de vistos de negócios para os cidadãos desses países, dos quais o Brasil é parte integrante.

 

“Angola é um país aberto ao investimento, convidamos empresários brasileiros a investirem em todos os sectores capazes de contribuir para diversificação nos sectores do agronegócio, indústria de processamento alimentar, a indústria farmacêutica, saúde e infra-estrutura”. 

 

O PCA da AIPEX recordou que o país despende 2 mil milhões de dólares americanos na importação de bens alimentares, com um peso significativo da proteína animal, de que “possuímos condições para potenciar a produção local”.

 

É por essa razão que Lello Francisco aponta a produção de frango, suíno e toda a sua cadeia de valor como prioridades na atracção do investimento brasileiro. Outro sector prioritário indicado pela AIPEX é a indústrias farmacêuticas para produção local de medicamentos, equipamento hospitalar e vacinas.

 

As empresas que brasileiras que decidirem investir no país vão contar com todo “o apoio do Executivo através da AIPEX, garantiu o seu PCA.


ver-mais