Deputados namibianos visitam Angola em busca de melhores práticas para o crescimento económica

Cooperação Económica
Saturday, 30 de September de 2023, às 23h11
Deputados namibianos visitam Angola em busca de melhores práticas para o crescimento económica

O Secretário de Estado para a Economia, Ivan dos Santos, reuniu hoje, 10 de Agosto, com um grupo de Deputados da Namíbia que se encontram em Angola para troca de informação e de experiências nos mais variados domínios.


A delegação namibiana, liderada por Paulus Natangue Ithete, Presidente da Comissão Parlamentar Permanente de Economia e Administração Pública da Assembleia Nacional da República da Namíbia, procurou saber que medidas e decisões políticas e governativas são responsáveis pelo crescimento económico que Angola tem vindo a registar nos últimos dois anos.


Durante o encontro, Ivan dos Santos apresentou aos deputados alguns dos principais instrumentos de planeamento do país, bem como os principais programas e projectos a serem implementados pelo governo angolano, com vista na diversificação da economia nacional.


Paulus Itethe destacou o facto de que Angola, apesar de estar aberta para o investimento estrangeiro, tem conseguido garantir uma força de trabalho maioritariamente angolana, mesmo em fábricas ou empresas estrangeiras. Ivan dos Santos explicou que este quadro é resultado do Decreto Presidencial 43/17, de 6 de março, que estabelece que as empresas não podem exceder os 30% de mão de obra expatriada.


O desenvolvimento do Corredor do Lobito, a capacitação do capital humano, o aumento de emprego e empregabilidade, a implementação dos programas governamentais, a arrecadação fiscal, o apoio às micro, pequenas e médias empresas, e as relações comerciais entre Angola e a Namíbia estiveram também entre os vários assuntos discutidos durante a reunião.


Em tom de conclusão, o Secretário de Estado para a Economia angolano pediu que os deputados estendessem, aos empresários namibianos, um convite para que olhassem para Angola como um destino atractivo para o investimento, sobretudo pelos esforços que têm sido feitos para a melhoria do ambiente de negócios.


Ivan dos Santos referiu que, como próximo passo, seria “interessante que fosse organizado um fórum de negócios Angola/Namíbia, para dinamizar mais as trocas comerciais entre os dois países, tal como aconteceu recentemente entre Angola e a República Democrática do Congo”.



ver-mais