Mais um capítulo se inicia na história das relações económicas entre Angola e Japão, com a assinatura da Declaração Conjunta de Cooperação, nos mais variados domínios da economia, efectuada hoje, em Luanda, pelos ministros da Economia e Planeamento de Angola, Mário Caetano João e da Economia, Comércio e Indústria do Japão, Yasutoshi Nishimura.
De entre outros, o documento servirá para criar as condições para o desenvolvimento da industrialização de Angola, melhorar o ambiente de negócios entre os dois países, bem como apoiar na capacitação dos recursos humanos angolanos.
Depois da assinatura, intervindo no encontro, Mário Caetano João, destacou a importância das relações económicas existentes entre Angola e o Japão, que abrangem áreas como comércio, agricultura e desenvolvimento do agronegócio, petróleo e mineração, investimento e cooperação técnica, domínios que, por sua vez, de acordo com o ministro, concentram forte potencial para impulsionar o desenvolvimento económico de ambos os países.
O governante considera que as relações económicas entre Angola e o Japão são mutuamente benéficas, com o comércio bilateral, os investimentos japoneses e a cooperação técnica a contribuírem para o crescimento económico de Angola, ajudando a diversificar a sua economia e fortalecendo, desta forma, as relações bilaterais e a cooperação.
O Ministro japonês, Yasutoshi Nishimura, mostrou de igual modo a sua satisfação com este feito que marca mais um passo no reforço da relação económica entre ambos os países.
A assinatura deste instrumento aconteceu depois de um encontro organizado pela Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações, AIPEX, em colaboração com a Japan External Trade Organization, JETRO, evento que, nesta Quarta-Feira, 09 de Agosto, reuniu empresários angolanos e japoneses, na sala de conferências do Museu da Moeda, em Luanda e que serviu para ambos os lados apresentarem as oportunidades de negócio existentes, bem como as experiências já desenvolvidas no ramo empresarial.
Em breves considerações, Shintaro Matoba, Director Executivo da JETRO, entidade que superintende os interesses do comércio externo do Japão, destacou a importância do encontro, o qual acredita que vai permitir acelerar a cooperação entre Angola e o Japão, tendo afirmado, por outro lado, que as 19 empresas e organizações, bem como as 8 startups japonesas participantes, estão dispostas a construir parcerias e a prestar colaboração sólida com a parte angolana.
Bruno Baptista, Chefe do Departamento de Promoção e Captação de Investimento, fez uma breve apresentação das áreas de interesse para Angola e falou sobre o ambiente de negócios e as oportunidades de investimento em Angola. Durante a sua apresentação, o responsável fez saber que Angola é o maior produtor de Banana de África, assim como a terceira maior economia da África Subsariana, tendo destacado, de igual modo, a situação actual do PIB, que anda em torno de 62.3 milhões de dólares neste momento.
Pelo lado de Angola fizeram também apresentações, para além da AIPEX, a ARCCLA (Agência Reguladora de Certificação de Carga e Logística de Angola); a ZEE (Zona Económica Especial Luanda-Bengo); a Africel e a Angola Cables, todas elas destacando, não só as oportunidades de negócio existentes, mas também valorizando as experiências de trabalho desenvolvidas no mercado angolano.
Já pela parte japonesa, fizeram apresentações as seguintes empresas: Toyotatsusho, Marubeni, Arkedge e Tsubane BHB Co. Ltd.