Plataforma Rural Invest Poderá Facilitar a Criação de Planos de Financiamento Para Produtores Rurais

Economia
Saturday, 30 de September de 2023, às 23h09
Plataforma Rural Invest Poderá Facilitar a Criação de Planos de Financiamento Para Produtores Rurais

A sustentabilidade do sector agrícola é uma das apostas nas prioridades do Executivo, com vista à promoção da diversificação da economia nacional e a garantia da soberania e da segurança alimentares em Angola. Apenas uma pequena porção das terras agrícolas, em Angola, é cultivada, apesar de a produção no campo representar 10% do Produto Interno Bruto (PIB) e de ser, com efeito, a principal fonte de renda para a maioria das populações no meio rural. 


O Ministério da Economia e Planeamento, através do Instituto Nacional de Apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas (INAPEM), em parceria com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e a Agricultura (FAO), reuniu, para um workshop técnico, banca, seguradoras, empresários, empreendedores e interssados, visando debater o tema “Alternativas de Soluções para o Financiamento da Agricultura Familiar”. 


O evento, que decorreu nesta Quarta-feira, 21 de Junho, na Escola Nacional de Administração e Políticas Públicas (ENAPP), favoreceu a realização de um exercício de partilha de ideias com os principais intervenientes no processo de financiamento à produção nacional, com vista à definição de políticas diferenciadas, para estimular as prioridades da agricultura familiar.


A falta de financiamento aos produtores campesinos é apontada como sendo dos principais factores que ainda constrangem o crescimento da actividade agrícola de tipo familiar, em Angola. Neste sentido, agentes do sector financeiro defendem a necessidade do reforço das capacidades produtivas das famílias agrícolas no país, de modo a levá-las a equacionar planos de negócios dotados de garantias de sucesso comercial e retorno dos investimentos.


O certame destacou também a ideia dos chamados créditos flexíveis, com taxas de juro facilitadas, susceptíveis de responder aos desafios com que se confrontam os actores, em toda a cadeia do agronegócio. 


Com vista a atenuar toda a série de constrangimentos ainda persistentes, foi lançada a plataforma Rural Invest. Trata-se de um esquema de soluções para favorecer o acesso facilitado a financiamentos a favor da agricultura familiar. O instrumento é fruto de uma parceria entre a FAO e a Organização Internacional do Trabalho (OIT), lançada há dois anos, em parceria com o MEP, através do INAPEM. 


A representante em Angola da FAO, Gherda Barreto, considera oportuno para o país, que se adote a ferramenta Rural Invest e se aplique em todo o país, uma vez que, por seu intermédio, deverá ser possível garantirem-se os apoios aos agricultores, mormente nos domínios da elaboração de planos de negócios. 


A FAO encara a ferramente Rural Investe como um desafio corajoso e ambicioso, que se coloca ao sector financeiro nacional, para que, em conjunto com todos os parceiros, seja possível ajustá-la ao contexto nacional, com base nas particularidades dos agricultores familiares, sem colocar em perigo a base dos critérios da banca. 


Os encontros técnicos entre a FAO e o INAPEM irão continuar, até que sejam ouvidas todas as unidades bancárias, visando a aprovação e implementação da ferramenta Rural Invest.





ver-mais