Está em preparação a 38ª edição da Feira Internacional de Luanda (FILDA - 2023). O evento de iniciativa do Executivo é promovido pelo Ministério da Economia e Planeamento, com a organização a cargo do Grupo Eventos Arena.
A mais internacional das feiras económico-empresariais e industriais do país irá decorrer na Zona Económica Especial Luanda-Bengo, entre os dias 18 e 22 de Julho.
O lema escolhido este ano, para subordinar o evento, é “Economia Digital, a Nova Fronteira da Economia Mundial.”
Nesta Segunda-feira, 19 de Junho, o Ministério da Economia e Planeamento chamou os jornalistas à sua sala de imprensa, Carlos Rocha Dilolwa, para proceder ao lançamento oficial da FILDA 2023, no que foi amplamente aproveitado, pela comunicação social, para fazer um ponto de situação circunstanciado sobre a organização desta feira.
O Secretário de Estado para Economia, Ivan dos Santos orientou a actividade, acompanhado pelo PCA do Grupo Arena, Bruno Albernaz, PCE da ZEE Luanda- Bengo, Manuel Pedro e do Director Nacional para Fomento Empresarial, Nédio dos Santos.
O objectivo desta edição é ampliar as possibilidades de negócio e continuar a apostar nas condições para a promoção de uma maior diversificação da economia, bem como identificar as soluções internas, através da atração de parceiros nacionais e internacionais. Isto mesmo disse o PCA do Grupo Arena, Bruno Albernaz, que ainda acrescentou outros objetivos, tais como a prospecção de novos clientes, a consolidação das marcas angolanas e a estimulação do espírito empreendedor entre os angolanos.
O evento vai oferecer diferentes modelos de participação, com stands a partir de 3 à 9 metros quadrados. A ZEE oferecerá a possibilidade de ceder mais espaços para uma maior participação na feira. A Eventos Arena diz que haverá como assegurada a oportunidade de participar em actividades culturais; as áreas de restauração para os expositores, bem como uma praça de artesanato, que deverá destacar as indústrias criativas e a produção nacional.
Ao longo dos cinco dias de exposições, serão realizadas conferências e workshops em três salas disponíveis, não apenas para os expositores, mas também para palestras e apresentações relacionadas com o evento.
Os números esperados em termos de participação estão a completar-se paulatinamente. A FILDA 2023 espera este ano albergar pelo menos 750 participantes. Até ao momento, já se confirma a participação directa de 550 empresas.
Além da nave principal de 26 mil metros quadrados, foi criada uma nova área, o pavilhão 2, com 2000 metros quadrados, que está próximo de ser totalmente vendido.
O PCA do Grupo Arena diz estar a contar muito com um parceiro importante, a Rosalina Express, que, a preços simbólicos, deverá proceder ao transporte dos visitantes e expositores dos principais pontos da cidade para a Zona Económica Especial.
Dentro da ZEE haverá serviços de autocarros internos, que recolherão os expositores e visitantes, desde o principal acesso ao recinto até ao pavilhão onde irá decorrer a feira.
Este ano a FILDA conta com a participação já garantida de 8 países, entre os quais, Portugal, Itália, Indonésia, Turquia, Alemanha, Brasil e Japão. Como novidade desta edição da FILDA, está a presença confirmada dos Estados Unidos da América que, pela 1º vez, participam, de forma oficial, numa feira, em Angola.
O último dia da FILDA 2023 será reservado a atividades sociais, voltadas para a promoção da família e dos seus valores, o que irá marcar o encerramento da 38ª edição da Feira.