ELP – Angola 2050: Cuanza Norte quer uma economia mais diversificada e políticas para uma formação mais direccionada

Cooperação para o Desenvolvimento
Saturday, 30 de September de 2023, às 23h08
ELP – Angola 2050: Cuanza Norte quer uma economia mais diversificada e políticas para uma formação mais direccionada

O Cine Ndalatando albergou a sessão de auscultação e consulta pública sobre a Estratégia de Longo Prazo, Angola 2050, na província do Cuanza Norte, realizada esta Quinta-feira, 8, por Milton Reis, Secretário de Estado para o Planeamento, com a presença da Vice-Governadora para os Sector Político, Social e Económico, Luzia José.


Uma economia diversificada e próspera é o terceiro eixo da ELP – Angola 2050, e um dos principais focos dos participantes da sessão, que pediram uma maior aposta nos sectores da indústria, comércio e prestação de serviços.


Os empresários reclamam que apenas a agricultura tem merecido a atenção e o apoio do governo, e pedem que a Estratégia inclua uma visão mais inclusiva das políticas de apoio aos empresários e medidas de facilitação de acesso ao crédito e ao mercado interno para os micro e pequenos empreendedores dos mais variados sectores.


Quanto ao primeiro eixo da ELP Angola 2050, que fala sobre a valorização do capital humano, a província quer, nos próximos anos, ver planos de formação e capacitação mais direccionados para as reais necessidades e oportunidades do mercado angolano de trabalho, para pessoas que beneficiem de bolsas de estudo dentro e fora do país.


O Secretário do Estado concordou com esta visão, dizendo que “Temos de ter um ensino virado para a empregabilidade”. Por outro lado, Milton Reis alertou que, para o futuro que se vislumbra no documento, é necessário que as pessoas apostem mais na criação de negócios, e, por consequência, postos de trabalho, porque o Estado nunca terá a capacidade de empregar a maior parte dos angolanos.


A redução das assimetrias regionais no que toca à disponibilidade de serviços, infraestruturas e educação de qualidade é também um dos desejos da população do Cuanza Norte representada pelos participantes.


ver-mais