ELP – Angola 2050: Huambo sonha com uma educação que promova mais a criatividade e inovação

Cooperação para o Desenvolvimento
Saturday, 30 de September de 2023, às 23h08
ELP – Angola 2050: Huambo sonha com uma educação que promova mais a criatividade e inovação

Arrancou, esta quinta-feira, 25, a segunda fase do processo de auscultação e consulta pública sobre a Estratégia de Longo Prazo, Angola 2050, que compreende a realização de sessões fora da cidade de Luanda.


A província do Huambo deu o pontapé de partida no anfiteatro do edifício sede do Governo Provincial, com a participação de empresários, autoridades tradicionais, líderes religiosos e de associações juvenis e de mulheres, representantes de instituições públicas e privadas dos sectores acadêmico, agrícola e da saúde, entre outros.


Entre os assuntos levantados no evento, destacam-se a gestão de terras para a agricultura, o crescimento e modernização do sector da indústria e a monitorização do crescimento urbano e populacional.


As principais contribuições dos participantes giraram em torno da estratégia de educação, que, segundo a opinião da maioria, deve ser bem pensada, para que Angola possa começar a formar, desde o nível pré-escolar, cidadãos com uma mentalidade inovadora, que resultará em profissionais e negócios de alta qualidade.


 O Secretário de Estado para o Planeamento, Milton Reis, presidiu o acto na companhia do Vice-Governador da Província para a Área Política, Económica e Social, Angelino Elavoco, e do Chefe de Departamento para a Política Demográfica, do Ministério da Economia e Planeamento, Pedro Palata.


Durante o evento, Milton Reis explicou que o sector da educação é uma das prioridades espelhadas no primeiro eixo da ELP, sobre a valorização e potencialização do capital humano, com especial atenção para as crianças, jovens e mulheres.


O dirigente informou ainda que a visão Angola 2050 prevê que as terras disponibilizadas para a agricultura dupliquem e que a produtividade no sector triplique. Segundo o Secretário de Estado, o país deverá apostar nas culturas de valor, e direccionar a agricultura familiar para as culturas de alto rendimento como o café e o algodão, sempre com olhos postos na exportação.


Depois das províncias de Luanda e do Huambo, a província do Bié deverá albergar a próxima sessão de auscultação pública sobre a ELP - Angola 2050, que deverá chegar a todo o território nacional.



ver-mais