Universidades Checa das Ciências da Vida de Praga e a Católica de Angola poderão assinar memorando de entendimento para a troca de estudantes de mestrado e doutoramento e participação conjunta em projectos de investigação científica

Capacitação do capital humano
Saturday, 30 de September de 2023, às 23h07
Universidades Checa das Ciências da Vida de Praga e a Católica de Angola poderão assinar memorando de entendimento para a troca de estudantes de mestrado e doutoramento e participação conjunta em projectos de investigação científica

A Universidade Checa de Ciências da Vida de Praga e a Universidade Católica de Angola poderão assinar um memorando de Entendimento para que possam trocar estudantes de mestrado e doutoramento, com partilha de custos.  

 

As bases desse entendimento foram definidas no encontro mantido entre a delegação angolana liderada pelo Ministro da Economia e Planeamento, Mário Caetano João e o Decano da Faculdade de Economia e Gestão dessa universidade Checa. 

 

Uma outra conclusão foi a colaboração em estudos científicos entre as faculdades as duas instituições de ensino superior, a Reitora da Universidade Católica de Angola esteve representada pelo Decano da Faculdade de Economia e Gestão, Augusto Caetano João, que fez os seus estudos superiores nessa universidade incluindo o doutoramento em economia agrária em 1962. 

 

Em cima da mesa também ficou a possiblidade de se apoiarem mais as faculdades de ciências agrárias das Universidades públicas do país. 

 

“Nós vimos que essa universidade tem estado já a actuar em áfrica, em países como a Nigéria, Zâmbia, Egipto, Marrocos, por isso a identificamos como um potencial parceiros para Angola, uma vez que essa universidade se conseguiu cadastrar junto do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, PNUD, como uma Agência de Desenvolvimento, portanto a actuação de universidade tem um impacto sobre as políticas de actuação do próprio PNUD” revelou o Ministro Mário Caetano João. 

 

Para o Secretário de Estado para a Agricultura, João Cunha, esta é uma janela de oportunidade que pode voltar abrir na formação de quadros angolanos para reforçar o sector, uma vez que o Presidente da República João Lourenço, decidiu basear o Modelo de Desenvolvimento do país na diversificação da Economia onde a agricultura é base.  

 

Angola tem 55 milhões de hectares de terra arável, dos quais são usados cerca de 5 milhões, nos próximos anos, até 2027 o país quer aumentar mais dois milhões de hectares em produção, “o que implica conhecimento e tecnologia que também podem ser dados pela república Checa” ressaltou o João Cunha. 

 

Nesse processo inicial o Decano da Faculdade de Economia e Gestão da Universidade Católica de Angola é o primeiro interlocutor nessa parceria. Augusto Caetano João fez o seu doutoramento em Economia agrária nessa universidade, em ano de 1962, dos primeiros angolanos a conquistar esse grau acadêmico. 

 

Participaram dessa reunião os Secretários de Estado para a Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas, Domingos VieiraLopes, da Agricultura e Pecuária, João Cunha, do Comércio Amadeu Nunes, o Director Nacional para a Integração e Cooperação Económica Internacional, Jerónimo Pongolola, e o Vogal Executivo da UCAN, António Coimbra.




ver-mais