A 2ª edição “Angola Startup Summit 2023”, que decorreu de 27 a 29 de Abril, no Instituto Superior Politécnico de Tecnologias e Ciências (ISPTEC), premiou as startups com as melhores soluções para os três desafios lançados em sede do evento, com o objectivo de incentivar os jovens empreendedores angolanos.
No "MEP Challenge”, o Ministério da Economia e Planeamento atribuiu o prêmio de 10 milhões de kwanzas à Toque Média, que apresentou uma solução inovadora para o sector da restauração.
No "Governador Challenge”, criado pelo Governo da Província de Luanda, a Baika Pay levou a melhor, e conseguiu o prêmio de 10 milhões de kwanzas, por apresentar a melhor solução tecnológica para a problemática do parqueamentos na cidade de Luanda.
O Banco de Comércio e Indústria (BCI), também, premiou com 10 milhões de kwanzas, a startup INOKU, que apresentou a melhor solução tecnológica de agronegócio, denominada SIA (Sistema Integrado Agrário). Para além, de dar o prémio monetário, o BCI vai fazer o acompanhamento da startup até ao período de amadurecimento.
A multinacional, Deloitte, ofereceu planos de negócios às startups vencedoras, e a PwC compremeteu-se a prestar consultoria jurídica, contabilística e de gestão as startups vencedoras. A KPMG ofereceu a internacionalização dos vencedores do BCI Challenge, a quem irá levar a Lisboa para participar no Web Summit 2023.
Foram também atribuídos prémios de m destaque para as startups com a melhor participação nas seguintes categorias:
Desenvolvimento de soluções tecnológicas para o agronegócio - Angocultiva;
Alimentação e bebidas - Sócia;
Comércio e distribuição - Kepya,
Comunicação, marketing e turismo - Olá Tours;
Soluções para a banca e seguros - Aki (fica tudo mais fácil);
Tecnologia de informação, comunicação e investigação científica - CEU - Cartão do Estudante Universitário;
Software de segurança electrónica - DBS Digital;
Soluções para a construção civil - Misegon;
Energia e ambiente - Nzolani Renewable; e
A melhor participação na Angola Startup Summit 2023 foi para a província da Huíla.
O Angola Start-up Summit 2023, que se realizou em parceria com o Grupo Arena, teve o obectivo de fomentar o surgimento de startups em Angola e deverá, também, estimular a realização de negócios e investimentos para as iniciativas lançadas por jovens angolanos, e promover uma maior cooperação entre as startups e as instituições públicas e privadas.
A cimeira contou com a participação de 165 startus das províncias da Huíla, Cabinda, Cuanza Norte, Cuanza Sul, Lunda Norte, Cunene, Luanda, Malanje e Zaire, e duas startups de jovens angolanos vindos de Portugal.