Conhecidos os grandes vencedores da 2ª Edição do Angola startup Summit 2023

Empreendedorismo
Saturday, 30 de September de 2023, às 23h06
Conhecidos os grandes vencedores da 2ª Edição do Angola startup Summit 2023

A 2ª edição “Angola Startup Summit 2023”, que decorreu de 27 a 29 de Abril, no Instituto Superior Politécnico de Tecnologias e Ciências (ISPTEC), premiou as startups com as melhores soluções para os três desafios lançados em sede do evento, com o objectivo de incentivar os jovens empreendedores angolanos.



No "MEP Challenge”, o Ministério da Economia e Planeamento atribuiu o prêmio de 10 milhões de kwanzas à Toque Média, que apresentou uma solução inovadora para o sector da restauração. 


No "Governador Challenge”, criado pelo Governo da Província de Luanda, a Baika Pay levou a melhor, e conseguiu o prêmio de 10 milhões de kwanzas, por apresentar a melhor solução tecnológica para a problemática do parqueamentos na cidade de Luanda.


O Banco de Comércio e Indústria (BCI), também, premiou com 10 milhões de kwanzas, a startup INOKU, que apresentou a melhor solução tecnológica de agronegócio, denominada SIA (Sistema Integrado Agrário). Para além, de dar o prémio monetário, o BCI vai fazer o acompanhamento da startup até ao período de amadurecimento.


A multinacional, Deloitte, ofereceu planos de negócios às startups vencedoras, e a PwC compremeteu-se a prestar consultoria jurídica, contabilística e de gestão as startups vencedoras. A KPMG ofereceu a internacionalização dos vencedores do BCI Challenge, a quem irá levar a Lisboa para participar no Web Summit 2023.


Foram também atribuídos prémios de m destaque para as startups com a melhor participação nas seguintes categorias:  


Desenvolvimento de soluções tecnológicas para o agronegócio - Angocultiva;


Alimentação e bebidas - Sócia;


Comércio e distribuição - Kepya, 


Comunicação, marketing e turismo - Olá Tours; 


Soluções para a banca e seguros - Aki (fica tudo mais fácil); 


Tecnologia de informação, comunicação e investigação científica - CEU - Cartão do Estudante Universitário;


Software de segurança electrónica - DBS Digital;  


Soluções para a construção civil - Misegon;


Energia e ambiente - Nzolani Renewable; e 


A melhor participação na Angola Startup Summit 2023 foi para a província da Huíla.


O Angola Start-up Summit 2023, que se realizou em parceria com o Grupo Arena, teve o obectivo de fomentar o surgimento de startups em Angola e deverá, também, estimular a realização de negócios e investimentos para as iniciativas lançadas por jovens angolanos, e promover uma maior cooperação entre as startups e as instituições públicas e privadas.


A cimeira contou com a participação de 165 startus das províncias da Huíla, Cabinda, Cuanza Norte, Cuanza Sul, Lunda Norte, Cunene, Luanda, Malanje e Zaire, e duas startups de jovens angolanos vindos de Portugal.



ver-mais