O alinhamento do quadro de cooperação de desenvolvimento entre Angola e a Organização das Nações Unidas para o período 2024/2028 foi aprovado pelo Ministro da Economia e Planeamento, Mário Caetano João.
A aprovação com emendas ocorreu durante uma reunião de trabalho na sedo do MEP, em Luanda.
O quadro de cooperação Apresentado pela Coordenadora Residente do Sistema das Nações Unidas em Angola, Zahira Virani, tem como visão uma “Angola empoderada, pacífica, democrática e resiliente, onde todas pessoas participam e beneficiam equitativamente da transformação socio-económica sustentável e inclusiva.
Esse instrumento de planificação da ONU em Angola alinha as acções com as prioridades nacionais, ao apontar uma aposta no capital humano, com destaque para educação e saúde, na prosperidade com destaque para a diversificação da economia, e o planeta com foco na resiliência climática e desastres naturais.
O Ministro da Economia e Planeamento, Mário Caetano João, aprovou a estratégia, entretanto recomendou a aplicação de um modelo de implementação ágil e tenha impacto real sobre a vida das pessoas, sobretudo dos jovens e mulheres.
O objectivo desse alinhamento de visão e acção é o de gerar eficiência e sinergia nos esforços efectuados pelos diferentes actores na promoção do desenvolvimento nacional.
Os diferentes representantes das agências da ONU em Angola participaram da reunião, entre eles, o do PNUD, Edo Stork, do FNUAP, Madi Biaye, da FAO, Gherda Barreto, da OMS, Djamila Cabral, do representante adjunto do UNICEF, Adreaw Trevett e do ACNUR, Birhanu Balher.