Uma fazenda em Malange, vocacianada à produção de arroz, deu início esta sexta-feira, 21, ao processo de colheita daquele grão, sete meses depois do seu cultivo.
Localizada no município do Luquembo, e com uma àrea total de 7.000 hectares, a Marsiris já conta com mais de 200 colaboradores e tem cultivados 600 hectares, de onde espera colher cerca de 4.000 toneladas de arroz.
A empresa, que se insere no quadro do Plano Nacional de Fomento da Produção de Grãos, PLANAGRÃO, pretende acrescentar mais 400 hectares até 2024, e assim, chegar aos 1.000 hectares de área cultivada. O objectivo a médio prazo é atingir os 5.000 hectares e dar emprego a um total de 1.000 jovens angolanos.
Na cerimônia de abertura da colheita, o corte da fita esteve a cargo da anfitriã, Sonia Liyun, do Secretário de Estado para a Agricultura e Pecuária, João Cunha, e do Secretário de Estado para a Economia, Ivan dos Santos. Estiveram igualmente de tesoura em mãos, Domingos Eduardo, Vice-Governador de Malanje para o Sector Político, Social. e Económico, e o Administrador do Município do Luquembo.
Estiveram também presentes no acto, altos representantes do Fundo Angolano de Desenvolvimento Agrário (FADA), do Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA), e do Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA).