Empresa Angolana aposta na produção de arroz em Malanje

Produção Nacional
Saturday, 30 de September de 2023, às 23h06
Empresa Angolana aposta na produção de arroz em Malanje

Uma fazenda em Malange, vocacianada à produção de arroz, deu início esta sexta-feira, 21, ao processo de colheita daquele grão, sete meses depois do seu cultivo.


Localizada no município do Luquembo, e com uma àrea total de 7.000 hectares, a Marsiris já conta com mais de 200 colaboradores e tem cultivados 600 hectares, de onde espera colher cerca de 4.000 toneladas de arroz. 


A empresa, que se insere no quadro do Plano Nacional de Fomento da Produção de Grãos, PLANAGRÃO, pretende acrescentar mais 400 hectares até 2024, e assim, chegar aos 1.000 hectares de área cultivada. O objectivo a médio prazo é atingir os 5.000 hectares e dar emprego a um total de 1.000 jovens angolanos.


Na cerimônia de abertura da colheita, o corte da fita esteve a cargo da anfitriã, Sonia Liyun, do Secretário de Estado para a Agricultura e Pecuária, João Cunha, e do Secretário de Estado para a Economia, Ivan dos Santos. Estiveram igualmente de tesoura em mãos, Domingos Eduardo, Vice-Governador de Malanje para o Sector Político, Social. e Económico, e o Administrador do Município do Luquembo.


Estiveram também presentes no acto, altos representantes do Fundo Angolano de Desenvolvimento Agrário (FADA), do Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA), e do Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA).


ver-mais