Refriango aposta na produção de lacticínios com nova fábrica em Luanda

Produção Nacional
Saturday, 30 de September de 2023, às 23h04
Refriango aposta na produção de lacticínios com nova fábrica em Luanda

O grupo inaugurou, este Sábado, 25, no seu complexo industrial, localizado no município de Viana, em Luanda, a sua primeira fábrica dedicada a produção de leite fresco da famosa marca espanhola “Pascual”. O novo empreendimento tem uma capacidade instalada de produção de 20 mil litros de leite/hora e promete condições de abastecer integralmente o mercado nacional.


O projecto resultante de uma quota de investimento societário entre a Refriango e o grupo Pascual, parcelado em 50% para cada, gerou 150 novos postos de trabalho, sendo 149 de mão de obra nacional e um expatriado, que estão distribuídos em áreas de produção, operações, comercial , marketing, controlo e qualidade.


Segundo Diogo Caldas, Director Geral da Refriango, este projecto é um passo na direcção do crescimento e desenvolvimento do sector de lacticínios em Angola, pois, referiu – “vai minimizar a necessidade importação de leite, concorrer para a auto-suficiencia alimentar, potenciar o sector agro-pecuário e gerar empregos”, sublinhou.


Diogo Caldas enfatiza que o projecto se enquadra na estratégia de internacionalização da produção da empresa espanhola Pascual, a par do que já acontece com Marrocos e Guatemala. A referida estratégia visa desenvolver mercados emergentes, bem como, em parte, substituir a exportação pela produção local nos países onde marca presença.


O evento inaugural foi prestigiado por distintas entidades governamentais, com destaque para o Ministro do Comércio e Indústria, Victor Fernandes, a Ministra da Educação Luísa Grilo, o Secretário de Estado do Comércio, Amadeu Nunes, a Assessora da Vice Presidente da República para a Área Social, Elsa Barber, o PCA do INAPEM, João Nkosi, este último, testemunhou a inauguração em representação do Ministro da Economia e Planeamento, Mário Caetano João.



ver-mais