As perspectivas de cooperação para 2023/2027 foram o mote para uma reunião entre o Ministério da Economia e Planeamento e os parceiros de desenvolvimento internacionais.
No centro da agenda esteve o alinhamento de visões sobre os programas do Plano Nacional de Desenvolvimento do próximo quinquénio, a coordenação dos programas e projectos que visam o desenvolvimento socioeconómico de Angola. A ideia é garantir a não dispersão de esforços.
O Ministro da Economia e Planeamento, Mário Caetano João, sublinhou que é objectivo do Governo melhorar o sistema de ensino. “O Presidente João Lourenço apontou a qualificação do capital humano como o primeiros dos três grandes pilares que suportam a visão estratégica do PDN2023/2027, isso demonstra a importância vital que a educação representa na agenda do Executivo”, afirmou o Ministro.
O segundo eixo é a diversificação da economia com o foco no agronegócio, onde a produção de grãos ganha destaque.
O terceiro eixo é a modernização das infraestruturas de apoio ao sector produtivo e social.
Os parceiros internacionais concordam com a visão estratégica do PDN2023/2027 e garantem apoio para sua concretização.
Além do Ministro da Economia e Planeamento, participaram do encontro os Secretários de Estado para o Planeamento, Milton Reis, para a Economia, Ivan Marques dos Santos, a Coordenadora Residente das Agências das Nações Unidas, Zahara Virani, da União Europeia, Enrico Strampelli, do Banco Africano para o Desenvolvimento, Pietro Toigo, o Director da Agência Francesa para o desenvolvimento, Louis Antoine e outras entidades.
Antes dessa reunião, o Ministro da Economia e Planeamento, manteve outro encontro com o Ministro da Administração do Território, Dionísio da Fonseca e com os Governos Provinciais, com o mesmo objectivo.
O PDN 2023/2027 deverá estar concluído até março do próximo ano.