Pela primeira vez Angola apresenta o seu Relatório sobre o Clima e Desenvolvimento do País

Acção climática versos diversificação da economia
Saturday, 30 de September de 2023, às 22h59
Pela primeira vez Angola apresenta o seu Relatório sobre o Clima e Desenvolvimento do País

Angola lança, nesta quarta-feira, 07, o seu primeiro Relatório sobre o Clima e Desenvolvimento, com os olhos postos na diversificação da economia. O facto vai ter lugar em Luanda, na sedo do Ministério da Economia e Planeamento, sita no edifício CIF Luanda One.


O documento, elaborado pelo Governo e pelo Banco Mundial, apresenta-se como uma nova ferramenta de diagnostico central que visa explorar a interação entre as alterações climáticas e o desenvolvimento em Angola.


A Sessão de abertura vai contar com intervenções do Ministro da Economia e Planeamento, Mário Caetano João, a Ministra do Ambiente, Ana Paula de Carvalho, a vice-presidente do banco mundial para o sul de África e África oriental, Victória Kwakwa, o Director Regional do Banco Mundial para Angola, Albert Zeufack, a especialista sénior sobre o ambiente, Arame Tall e o economista-líder do Banco Mundial para Angola, Frederico Gil Sander. 


A Agenda para acção -discussão da agenda climática do governo, referente à água, energia, ambiente, finanças e petróleo, vai contar com a participação dos Secretários de Estado para a Energia, António Fernandes da Costa, para as Águas, Manuel Quintino, para o Ambiente Abias Muhongo, das Finanças e Tesouro, Ottoniel dos Santos, dos Petróleos e Gás, José Barroso, com a moderação do Secretário de Estado para o Planeamento, Milton Reis. 


As considerações finais do evento estarão a cargo da Ministra das Finanças, Vera Daves de Sousa e o Encerramento será feito pelo Ministro da Economia e Planeamento, Mário Caetano João. 


“Aumentar a consciencialização sobre a necessidade de diversificação da economia, com menos dependência da indústria petrolífera, para impulsionar o crescimento económico, criar bons empregos e melhorar as condições de vida” das populações, é um dos objectivos do relatório.


O CCDR tem, igualmente, como objectivo “aumentar o apoio ao significativo investimento e coordenação necessários para melhorar os sistemas de água, energia e alimentos de Angola, assim como, construir cidades verdes e resilientes”.

 Esta acção vem também “demonstrar o compromisso do Banco Mundial em trabalhar em parceria com Angola para desenvolver reformas políticas, fiscais e institucionais que permitam o investimento na acção contra as alterações climáticas”.


O CCDR é dirigido aos órgãos do governo, investidores do sector privado com potencial de investir ou desenvolver intervenções inovadoras nos sectores das águas, agricultura, infra estrutura, e prestação de serviços.


ver-mais