Teve início hoje, 06/01, o processo de formalização da actividade dos agentes económicos informais que operam no mercado da Sanzala, município de Viana, província de Luanda.
Nesse mercado prevê-se formalizar de cerca mil e quinhentos vendedores de bancada e ambulantes, no âmbito do Programa de Reconversão da Economia Informal, PREI.
Na próxima segunda-feira, 10/01, o programa será oficialmente lançado no Mercado do Kikolo, município de Cacuaco, onde se projecta o registo e formalização de cerca de 18 mil agentes económicos informais.
De salientar que as jornadas de campo do PREI já passaram pelos mercados do 30 e Luanda Sul, em Viana. No cômputo geral, incluindo o processo oficioso, em todo o país, esse programa do Executivo já formalizou mais de 40 mil empreendedores informais.
Estas jornadas vão estender-se às províncias do Huambo e Bié, na segunda quinzena de Janeiro e para as províncias da Huíla e Benguela na primeira quinzena de Fevereiro, do ano em curso.
O PREI é uma iniciativa do Governo de Angola, levada a cabo por uma comissão multisectorial, coordenada pelo Ministério da Economia e Planeamento com o apoio orçamental da União Europeia e assistência técnica do PNUD.